Tribuna da Câmara de Araci, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo e colegas em 19/05/2015!

Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo e colegas

A sessão realizada em presença de 12 vereadores dos quais sete fizeram uso da Tribuna. O tom foi de disparos contra a administração, inclusive por parte da Tribuna Livre com Luiz Santana. O ponto alto do conflito se dera entre Guinha de Pascoal e Rômulo.
O presidente abriu os trabalhos e passou a chamar os oradores inscritos para a tribuna.
No Pequeno Expediente, a tribuna livre foi ocupada pelo professor Luiz Santana que por mais de 15 minutos com a participação de vereadores falou de Projeto Cangalha Cultural.
Foi o primeiro a disparar contra a gestão pública com duras críticas à Secretaria de Cultura e Prefeitura pela falta de interesse em contribuir com o Projeto da Escola de Artes e Araci que vem a mais de 10 anos trabalhando para colocar o município em lugar de destaque na cultura regional.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegasO presidente da Cangalha Cultural falou dos projetos de sua instituição como algo universal que difere do pessoal e que são projetos que saltam de um platô cultural de um município ou de uma cidade para um nível de cultura regional, estadual e nacional. O professor Luiz disse que os projetos de cultura como O Boi de Janeiro de Araci, a Capoeira Griô, as Quadrilhas Juninas da Cangalha Cultural, a Capoeira e a cultura indígena de Banzaê, estão sendo divulgadas por ele como potencialidades de Araci.
Apesar de tudo, falou Luiz, é uma tristeza quando procuramos o poder público através de suas secretarias que poderiam potencializar nossos projetos e não somos nem sequer ouvidos. Pedimos de forma oficial, mas não somos atendidos nem com um sim nem com um não.
Luiz citou a importância do Mestre Neão na capoeira, privilegiado ao receber o bordel do Dr. Nercival, presidente de Federação honrando um mestre de capoeira de Araci no ano passado.
Como disse da tribuna: “Hoje estou aqui para mais um desafio e preciso do apoio desta Casa e de seus vereadores para mais uma empreitada”. Esse ano estaremos levando uma caravana cultural para outras cidades, mas começaremos pelos distritos e Araci. Visitaremos João Vieira, Pedra Alta, Barreira, Tapuio e depois vamos saltar nossas fronteiras para Paulo Afonso, Tucano, Barrocas, Biritinga, Feira, Salvador e Santo Antônio de Jesus’.
E nosso maior desafio para este ano é a seletiva para o Campeonato Baiano. Que vai desaguar no Campeonato Brasileiro. Com a imagem que temos hoje no cenário da Capoeira do nosso Mestre Neão, todos esperam a participação de Araci. É por isso que estou querendo contar com o apoio de todos vereadores desta Casa, talvez assim sejamos melhor recebidos pelas autoridades que podem promover a cultura e a arte em nosso Araci, finalizou Luiz Santana.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Falou para o professor Luiz Santana hipotecando apoio à suas reivindicações e foi incisivo ao dizer que não estava ali para defender o indefensável.
O vereador que tem se colocado em defesa permanente do prefeito desta vez foi duro em criticar o governo da presidente Dilma e entrou no tema do arrocho, dos cortes especificamente na educação. Falou do FIES e comentou que muitos estudantes estavam desistindo de seus sonhos de se prepararem por falta de recursos. O governo não está cumprindo suas metas de financiamento.
Anastácio fez um relatório das obras de saneamento e esgoto feitos pela Prefeitura e disse que apesar da crise, o prefeito Silva Neto vem colocando recursos próprios para mudar a vida das pessoas. Foram mais de 3.200 metros lineares de rede de esgoto colocado em bairros da sede e também em João Vieira, falou o vereador.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Guinha comemorou as obras que estão chegando em seu reduto o Caldeirão e disparou contra alguém sem citar nome como se estivesse dando uma resposta ou fazendo um desabafo.
“Quando decidi fazer parte da bancada de situação e ficar do lado do prefeito, foi pensando em uma região pela qual venho trabalhando todos estes anos e somente agora posso ver que meu povo do Caldeirão está sendo beneficiado com obras”. Estamos lançando uma pedra fundamental de uma obra que estava sendo esperada há mais de 20 anos. O calçamento do Caldeirão está começando no próximo sábado, disse Guinha.
Guinha disse também que o PSF do Caldeirão será uma estrutura melhor que o hospital da sede. A quadra e esporte também está quase pronta e são respostas como estas que estamos tendo dessa administração do Prefeito Silva Neto que me fez decidir e ter coragem de mudar. “Não posso entrar em briga politica e prejudicar o meu povo” – disse o vereador.
Mudar é ter coragem e certeza ade dias melhores, temos de deixar de discursos bonitos e copiados e trazer para essa tribuna soluções para nossa população. Nosso povo não precisa de discurso bonitinho, o povo precisa de homes públicos com coragem de cobrar soluções.
Guinha insiste em seu recado sem alvo direto, mas diz: “Não sou simplesmente um vereador que mudou de grupo politico, sou um vereador que estou levando beneficio para os 4 cantos do município e acompanho o prefeito em reuniões importantes com governador e secretários de estado para buscar melhorias para nosso povo”.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Falou da viagem a Salvador para lutar pelo problema do Araci Norte como deputado Josias Gomes. Falou de energia elétrica, criticou as tarifas e contas cobradas pela COELBA. Citou um morador rural que não tem nada em casa a não ser dois bicos de luz e recebeu uma conta de R$ 200. “O cara da Coelba vem com aquela maquineta e cospe papel e deixa a conta pra pagar sem saber a condição do pobre consumidor”.
José Augusto entrou no problema das financeiras e pediu a todos que tivessem cuidado com os empréstimos, especialmente os aposentados.
Falou do trabalho do prefeito levando benefícios para a zona rural e de seu envolvimento com a juventude indo jogar bola com a moçada nos fins de semana.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Voltou a falar seu velho refrão. “Não estava planejando falar hoje” – Mas como sempre acaba falando entrou batendo contra o vereador Guinha de Pascoal, que mesmo sem citar seu nome no pronunciamento, encontrou razões para responder como dono da carapuça de Guinha.
“Você me pegou de surpresa em seu discurso, senhor Guinha de Pascoal. NÃO IA FALAR, MAS Deus me levou a me inscrever” – Disse Rômulo.
Ou o senhor tem falta de conhecimento ou gosta de conversinhas distorcidas. Tenho procurado evitar esse tipo de atrito. Acompanho as discursões nas redes sociais e vejo quem gosta de fazer politicagem. Não quero entrar nesse detalhe, mas isso é de quem está no poder.
Rômulo falou de Guinha como alguém que se aproveitava da confiança a ex-prefeita e pegava combustível para viver, isso é feio disse Rômulo.  Ouvi dizer que seus irmãos dizem que não votam mais em você pelo seu comportamento. Não tenho nada contra você, é pela forma de politicagem baixa que você faz e que eu já deixei há muito tempo. Não valeu apena essa conduta.
Romulo chegou ao caso dos discursinhos bonitinhos entendendo serem dito para ele e disse: “Discurso copiado é de quem estuda o senhor não estuda. Discurso politico copiado só faz quem estuda, tenho três mandatos não são três dias. Eu ando na rua de cabeça erguida, o mau caráter não olha nos olhos das pessoas, eu olho porque eu tenho moral, vossa excelência nação tem”, endurece Rômulo.
Rômulo lembra: Edivaldo lhe ajudou muito e o senhor cuspiu na cara dele e cuspiu na cara da ex-gestora também.  Vossa excelência cuspiu no prato que comeu e até do seu deputado que lhe ajudou no Caldeirão, o senhor cuspiu na cara dele, abandonou Luiz Argolo. Isso é ingratidão.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Elogiou a inauguração centro de recuperação, mas criticou o local que não tem condições físicas de abrigar os equipamentos e devera ampliar o centro de saúde. Acho que é mais um aluguel, disse Gilmara.
Voltou a falar do hospital. Disse que o telhado está um risco. Se continuar como está chovendo por mais duas semanas a infiltração alagará os leitos, se não tomar uma atitude, vai ser um caos, falou cobrando atitude da secretária de saúde.
A reforma esta uma coisa demorada demais. O atendimento parece uma estalagem de campanha de guerra. As pessoas estão na fila da emergência esperando para tomar uma injeção e tem de baixar as calças na frente dos outros por falta de um biombo ou divisória, é uma vergonha!
Gilmara falou de ventiladores que estão há semanas sem serem instalados, como se administrar esse jeito? Gente será que ninguém sabe o que prioridade? – Cobra Gilmara.
A vereadora falou da situação do estádio municipal. “Gente eu estive lá, fotografei tudo, aquele estádio está em situação de abandono”. Não adianta querer tapar o sol com uma peneira! – Lamentou Gilmara.
Bateu mais uma vez na Saúde. Um médico só para atender uma média de 200 pessoas. Ninguém aguante! Falta material de curativo em PSFs e citou um caso de João Vieira.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Demonstrou-se solidário à luta do professor Luiz Santana e entrou n o debate contra a administração como mais um torpedo lançado da tribuna naquela manhã.
O vereador Laerto disse que o hospital precisa de mais médico. A situação de Araci é uma epidemia, é muita gente sofrendo e a secretaria de saúde aca que não está acontecendo nada, lamenta Laerto.
Laerto pergunta: “Será que a secretária de saúde não conhece o hospital”? Porque o que vejo lá é terrível. Uma sala de enfermagem que não se admite. Um banheiro sem porta, só tem um vaso sanitário e a descarga quebrada. As camas atrapalham a passagem dos próprios pacientes, pra sair de um lugar para o outro é um Deus nos acuda. A enfermaria masculina tem uma cachoeira quando chove. A maquina de lavar funciona, mas não a que seca os lençóis, Disse Laerto.
O vereador ataca o prefeito e diz que ele se orgulha de fazer obras com recursos próprios, mas não adianta porque não paga os materiais de construção comprados no comercio. Emprega mas não paga os trabalhadores. O transporte está atrasado vai completar três meses. É inadmissível, diz Laerto.
Tribuna da Câmara, uma trincheira de disparos. Alvos: Governo colegas
Iniciou dando uma aula sobre a Lei de Reponsabilidade Fiscal. “Essa lei representa para a gestão no sentido de corrigir e ajustar as contas publica a má aplicação, gastar o que não arrecada e apropriação indébita e falta de zelo, autopromoção e contratação de passal além dos índices prudenciais’ – Disse Léo”.
Falou do colega Rômulo e de sua luta pelo seu povo. Sobre a situação dele e de Guinha disse: “Não temos um conselho de ética, mas quem tiver que reclamar se muna de documentos e mostrem na cara sua historia politica e venha dizer nesta Casa onde nasceu, que bandeira defende e como se comporta ao lado do poder” – disse Leandro.
O povo está aprendendo muito com os políticos e sabe que ninguém deixa grupo de oposição ar fazer parte do grupo de prefeito sem receber um tostão. O que não pode e colocar na cabeça do povo que começa a defender o prefeito sem receber nada. Isso é pensar que o povo é burro.

0 comentários:

Postar um comentário